A margem da espera
Brasília, DF
Intervenção, fotografia e video
2017
A margem da espera é um trabalho de intervenção no espaço urbano realizado em 2017 na ação coletiva Coordenadas Orbitadas* e é apresentado pelo seu registro em fotografia e vídeo. Em 2010 foi construída uma lina marginal compondo toda a Estrada Parque Taguatinha [EPTG] em Brasília [df]. Projeto de via que conecta as regiões Plano Piloto, Guará, Park Way, SIA, Águas Claras, Vicente Pires, Taguatinga, Ceilândia e Samambaia para uma utópica frota especial de ônibus com portas específicas do lado esquerdo - esta, nunca vindo a acontecer. Ao longo de aproximadamente 10km, dezenas de paradas de ônibus abandonadas se espalham pela via e revelam o declínio de suas funções e semblante. O trabalho se desenvolve a partir de uma ação de intervenção que lança luz a um desserviço promovido por essas construções que, na contramão de criar emendas, congestionam o fluxo.
*Coordenadas Orbitadas é uma ação coletiva desenvolvida por 24 artistas pesquisadores (mestrandes e doutorandes) do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília que cursaram a disciplina Poéticas Contemporâneas III, ministrada pela Profª Drª Karina Dias no 1º semestre de 2017.
A ação é composta de intervenções artísticas pela cidade de Brasília: pensadas como órbitas – como situações espaciais efêmeras que convidam os moradores a circular por uma cidade às avessas.
registros da ação